sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Estátuas vivas

Definição A estátua viva é uma performance temática em movimentos estáticos, com pausas estratégicas e perfeitas. Controle sobre os movimentos do corpo; técnicas e mímicas, que prendem a atenção dos convidados. Técnicas e figurinos de acordo com o efeito que se quer criar.

Origem
A origem das estátuas vivas está intimamente ligada à origem do teatro como expressão artística. Ou seja, a primeira menção a uma performance do gênero é ligada ao teatro grego (que deu origem ao teatro ocidental).

Na Grécia Antiga, para tornar o ator mais visível, eram usados sapatos de plataformas altíssimas, túnicas amplas e máscaras, de tal forma que, quando permaneciam parados por muito tempo, também representavam estátuas.

Já em Roma, por questões políticas, os espetáculos teatrais eram permitidos apenas através da mímica - sentimentos e idéias deveriam ser exprimidos através de gestos e expressão corporal. Os mímicos improvisavam em praças públicas e lugares ao ar livre, para fazer críticas ao governo.

Tempos depois, na Europa, nasceram as estátuas vivas como as conhecemos atualmente, seres humanos que passavam a produzir-se como réplicas para criar um atrativo e meio de vida nas ruas. O que até hoje é muito comum e cada vez mais aprimorado. Nos Estados Unidos, por exemplo, deu-se o nascimento dos manequins vivos, variação das estátuas vivas que são usados como atrativos do comércio em vitrines das lojas de forma diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário